quarta-feira, 2 de abril de 2014

Lamingtons

Eu sou gulosa, ponto final! Acho que isto não tem mesmo remédio... Eu acho que também como com os olhos! Quando tenho novos livros de culinárias ou revistas adoro folheá-los calmamente, com os post-it ao lado para ir marcando as receitas a fazer! E sou atraída por fotografias bonitas, por uma apresentação maravilhosa, mas acima de tudo sou atraída por boa comida! No fundo sou atraída por receitas feitas com ingredientes frescos e de qualidade, por isso inevitavelmente sou fã incondicional do Jamie :)
Mas hoje trago uma receita que vi num livro da Rachel Allen e que já conhecia, mas que nunca tinha feito! Neste caso fui atraída pela bonita apresentação e pela combinação do chocolate com côco, à qual não resisto :)








Lamingtons
Receita de Rachel Allen, "Cake"

Ingredientes:
Bolo
6 ovos
150g de açúcar
1/4 colher de chá de sal
175g de farinha auto-levedante
1 colher de chá de extracto de baunilha
75g de manteiga derretida

Cobertura
175g de chocolate
50g de manteiga
175ml de leite
200 g de açúcar em pó
50g de cacau em pó
200 g de côco

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma quadrada de 20 cm com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar e o sal durante 6-8 minutos até que a mistura fique leve, mas espessa.
Deitar a farinha na massa, juntamente com o extracto de baunilha e a manteiga derretida. Envolver tudo muito bem.
Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30 minutos ou até que o palito saia seco.
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar. Cortar o bolo
Enquanto o bolo arrefece fazer a cobertura. Levar o chocolate cortado em bocados, a manteiga e o leite numa panela ao lume. Deixar derreter a manteiga e o chocolate, mexendo de vez em quando. Retirar do do fogão. Adicionar o açúcar em pó e o cacau e misturar bem. Deixar arrefecer.
Quando o bolo estiver completamente frio cortar em 16 quadrados.
Colocar o côco num prato raso e dispor ao lado da taça da cobertura de chocolate.
Mergulhar cada quadrado de bolo na cobertura de chocolate, garantindo que todo o quadrado está coberto de chocolate. Deixar escorrer o excesso de chocolate e passar pelo côco até ficar completamente coberto.
Repetir o procedimento para todos os quadrados.

24 comentários:

  1. Querida Cuca,
    Pois eu sou exactamente como tu em tudo o que descreves, mas do Jamie sou fã q.b.
    Adoro a Rachel Allen e tudo o que ela faz e estes lamingtons, embora nunca me tivesse apetecido reproduzi-los, acho-os lindos e os teus ficaram perfeitos!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Não admira que tivesses sido atraída... tem um aspecto tão guloso!

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei e gostei bastante, os que mostras estão fantásticos!

    ResponderEliminar
  4. Já fiz lamingtons de outro livro e são bons, mas não fiquei louca por eles confesso :) Mas ficam lindos e perfeitinhos!!!
    ontem experimentei a 1ª receita desse livro e ficou perfeita mesmo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro a combinação de coco com chocolate! :) Que maravilha de bolinhos...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Ficaram mesmo com um aspeto muito guloso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu tb adoro marcar as receitas que mais gosto com post it. Inclusive tb tenho uma receita de lamingtons marcada kk
    Ficaram lindos os seus. bem como me lembro do livro

    ResponderEliminar
  8. Cuca eu tbm sou gulosa e pro lado de doces mais ainda, rsrs.
    Teus quadradinhos estão perfeitos eu querooooooooo!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  9. também sou gulosa.. e já cheguei à mesma conclusão: não há remedio. Logo quando apresentas essas pequenas maravilhas só apetece ir ai tocar à porta e pedir uns quantos :P
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Cuca como vc também sou gulosa e não resisto a essa combinação coco e chocolate. Gosto demais dessa receita, ficam deliciosos. Curioso que ainda não tenho essa receita e nunca os fiz, agora me deu vontade, saio daqui inspirada e certa que farei em breve. Ficaram lindos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ummmmmm y yo, yo soy golosa tambien y es imposible resistirse a esta delicia¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  12. Olá Cuca!
    Acreditas que nunca experimentei uns lamingtons?! Tenho uma receita num livro maravilhoso e já tive imensas vezes tentada a experimentar, mas nunca calhou. O marido não gostar de chocolate não ajuda, mas tenho de arranjar um momento para os testar! Aguçaste-me a vontade :) Estão lindos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Querida Cuca
    Eu também bem sou gulosa e adoro folhear novos livros e revistas calmamente e também sou atraída por fotografias bonitas:-)
    Adorei essa receita e o aspecto desses lamingtons me fizeram salivar!
    bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  14. Uma tentação a cada dentada! Eu acho que ia gostar... e muito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Ficam mesmo bonitos, por acaso nunca provei mas são realmente tentadores!

    ResponderEliminar
  16. Percebo bem o que dizes :)
    Eu sou bastante gulosa e adoro deliciar-me muitas vezes apenas a ver os livros!
    E sim, lamingtons, lindos e deliciosos.
    pequenos e fofos, com chocolate e coco, maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Acho que então temos algumas coisas em comum... as fotografias e a apresentação faz-me render a uma receita. Estes lamingtons também me fizeram render!! Tão bons que parecem... o branco do coco com o escuro do chocolate faz um contraste maravilhoso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Olá Cuca,

    como te entendo em seres gulosa!
    ultimamente não tenho marcado as receitas pois tenho andado com muito pouco e tenho e mesmo os livros novos ainda não os vi com "olhos de ver".
    Recebi ontem esse livro e pelo que vi vai ser muito bem usado:)
    Adoro coco e chocolate, uma combinação tão boa, ficaram perfeitos e com um ar super guloso, lindos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Cuca querida,

    Somos gulosas então ! Jogo na "tua equipa" ! :)
    Tal como tu adoro ver os livros de culinária, as belas fotos, gosto muito do Jamie e adoro a simplicidade da Rachel, pelo que já tinha mirado esses "pedaços de mau caminho" no livro dela !
    Ficaram lindíssimos os teus, já te roubava um ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  20. Que bom aspeto! Coco e chocolate... devem ficar mesmo bons :)
    Não tenho por hábito ver revistas ou livros de culinária... Mas gosto de visitar blogs :)

    ResponderEliminar
  21. Então somos duas :) Eu também sou gulosa e como com os olhos todas as comida fotografadas dos livros, revistas e blogs. Acabei de devorar um pedaço desse lamingtons!
    Beijinho doce,
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  22. Querida Cuca: eu também sou muito gulosa ( embora tente controlar-me) e estes teus lindos bolinhos deixaram-se a suspirar e a babar!!! Imagino o gostinho e a deliciosa combinação de chocolate e coco!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Cuca,

    que lindos! Já ando para fazer lamingtons há mito tempo mas ainda não me decidi.
    Os teus ficaram perfeitos. Já comia um.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. These look amazing! I've been meaning to make Lamingtons for a while now. Maybe it's time to give it a try! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!