quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Um bolo de ananás invertido para um aniversário

A minha avó fez ontem 89 anos! E 26 anos desses 89 foram passados a aturar-me :)
A minha avó é pequenina e agora é muito magrinha, apesar de me lembrar bem quando era mais encorpada e cheia de energia. A minha avó e o meu avô tomaram conta de mim durante muitos verões quando eu era pequena, mas enquanto o meu avô me impunha algumas regras a minha avó era a "desencaminhadora" :)
A minha avó deixava-me comer leite condensado à colher, a minha avó deixava-me dar fiambre aos gatos às escondidas do meu avô, a minha avó fazia o lanche para mim e para todos os meninos que iam brincar lá para casa comigo. A minha avó tinha que gramar com os bolos que eu fazia sem receita (oh Deus!) e que invariavelmente tinham pouco açúcar, mas curiosamente ficavam muito fofos. A minha avó tinha uma paciência inesgotável comigo. A minha avó nunca teve grande "mão" para a cozinha, ao contrário do meu avô, mas mesmo assim tentava sempre agradar-me.
Fiz este bolo para a minha avó celebrar os seus 89 anos, apesar de não ter estado com ela.






Pinneaple upside down cake
Receita de: "Home Sweet Home" da Hummingbird Bakery

Ingredientes:
200 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar + 3 colheres de sopa do açúcar para polvilhar
4 ovos grandes
200 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
90 ml de sumo de ananás (da lata)
6 fatias de ananás de lata (usei 4)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 170º C. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater a manteiga com o açúcar até se obter um creme leve e fofo. Adicionar os ovos um a um batendo entre cada adição.
Noutra taça misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Juntar os ingredientes secos à mistura dos ovos e manteiga envolvendo bem. Adicionar o sumo de ananás e mexer bem.
Polvilhar o fundo da forma com as 3 colheres de sopa de açúcar. Colocar as rodelas de ananás num padrão circular no fundo da forma, pressionando bem contra o fundo para que a massa ao ser deitada não fique por baixo do ananás.
Cozinhar o bolo durante 35-45 minutos ou até que o bolo fique dourado. Deixar o bolo arrefecer antes de desenformar.

44 comentários:


  1. Olá como estas? espero que bem
    vim fazer uma visitinha , tudo perfeito
    por aqui , vem me visitar também
    fico esperando por vc
    www.vivendoartes-aleartes.blogspot.com
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Um belo bolo, para uma bela idade!
    Parabéns para a avó.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Cuquinha querida,
    Feliz Aniversário pra vc e sua avó, que as bençãos de Deus esteja sobre vcs!
    Muitos anos de vida e sucessos sempre!
    Este bolo ficou com um aspecto super tentador, lindo demais!

    Beijos, tudo de bom ♥

    ResponderEliminar

  4. It looks beautiful and i bet the taste is awesome too!

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspeto. Ficou excelente. Adoro esse bolinho.

    Beijinhos Cuca

    ResponderEliminar
  6. Olá Cuca,
    Que lindo que ficou o bolo!!!
    Parabéns à avó, linda idade!!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. Lindo bolo Cuquinha e parabéns para sua vovo, a tua receita é bem parecida mesmo com a minha, beijos !!!

    ResponderEliminar
  8. Belo bolinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Divinal!!
    Que cor e textura maravilhosa!!!
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  10. Que deliciosa homenagem a sua vózinha Cuca, ficou mesmo lindo esse bolo. Adoro abacaxi e gosto muito de utilizar ele em bolos. As nossas vós são mesmo uns amores, e sempre nos querem bem, nos amam com ternura. Parabéns a sua vó que Deus lhe dê muita saúde e muitos anos de vida ao lado de sua família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O bolo ficou muito lindo, parabéns para a avó e para a neta...um beijinho ás duas.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns para sua avó, Cuca.Afinal 89 anos não é para comemorar mesmo.Parabéns para você também pelo delicioso bolo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  13. É tão bom quando temos os nossos avós pertinho de nós e quando nos estragam com mimos. E como é bom, agora depois de crescidas sermos nós a estragá-los com mimos. Sim, porque eles merecem tudo o que lhe possamos dar.
    A tua avó aprovaria esse bolo com certeza. Adoro bolos de ananás e esse ficou lindo!

    Beijinhos e Parabéns à Avó.

    ResponderEliminar
  14. Ummmmmmmm que delicia¡¡¡¡ felicidades a tu abuelo besos

    ResponderEliminar
  15. Lindo bolo, avós são demais, sempres tão fofas...
    Beijo no coração!
    Blog: Caio, o melhor presente

    ResponderEliminar
  16. Parabéns à Avó.
    Adoro esse bolo, ficou lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito de bolos com fruta e o de ananás é um dos meus favoritos! Ficou com óptimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
  18. Parabens a tua avo, atrasados.

    E tambem parabens a ti ficou lindo o bolo.

    Bjs,

    Susana
    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Oi Cuca, meus mt parabéns a sua vovó! Não tem coisa mais gostosa do que carinho de vó! E vc foi uma fofa preparando este bolo pra ela, qto carinho... E com tanto carinho assim não tenho duvidas de que o bolo ficou delicioso, a ver pela textura da massa, super fofinho! Parabéns as duas!
    Bjinhos :*
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
  20. Parabens a sua Avo!
    A minha ja tem 103, adorei o bolo, ficou lindo!
    beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Cuca: que homenagem tão bonita e carinhosa à tua avó. Muitos parabéns quer pelo texto quer pelo bolo tão bonito e que deve estar delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Querida Cuca,
    Que ternura de post e que homenagem amis linda à tua avó!!
    Parabéns para ela, pela linda idade que completou e parabéns a ti que és linda e que lhe fizeste este bolinho maravilhoso e super delicioso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns para a sua Avó,este bolo esta lindo!
    bjs
    Quantagordice.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. Olá Cuca,

    muitos parabéns à tua avó:)
    As avós são sempre umas mães para muitos de nós pelo menos a minha foi, e com este bolinho só mostras o quanto ele é importante para ti.
    Ficou lindo e certamente delicioso é um dos bolinhos que mais gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Cucá, que bolo lindo, mas um para minha lista de fazer,l aliás imprimi agora mesmo e pretendo fazê-lo semana que vem, lhe aviso quando postar e prabéns a sua avó.

    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  26. A tua avo parece ser uma avo 5 *****. O bolo ficou lindo. Parabéns a tua avo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Parabéns à avó!!
    As tuas palavras e situação com a tua avó lembrou-me a da minha filha com a minha mãe, também ela é muito agarrada aos avós. Bjs

    ResponderEliminar
  28. mt parabens a tua avo e que venhao mtos mais com mta saude o teu bolo ele esta super adoro bolos assim bjs bs

    ResponderEliminar
  29. Uau! Ficou tão lindo e perfeito. Adoro o bolo de ananás invertido.
    Parabéns à tua avó que de certeza adorou o bolo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Que bolo maravilhoso. Deve ter ficado tão bom. Adoro ananás em bolos.
    Parabéns à tua avó. Espero que tenha sido um dia muito feliz.

    ResponderEliminar
  31. Oi! :D
    O bolo está lindo...
    O que escreveste da tua avó...Maravilhoso! Fizeste-me lembrar da minha que me acompanhou sempre até poder e que me fazia as vontadinhas todas.
    Aproveita e mima muito a tua. Beijocas*
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  32. Nossas avós sempre são lembranças boas em nossas mentes né?

    Quanto a esse bolo..
    Eita.. eita..
    Tudo de guloso..

    Beijinhos e uma tarde linda viu?

    ResponderEliminar
  33. Querida Cuca
    A minha avó foi o que tive de mais especial nessa vida! Foi a pessoa que mais amei em absoluto!
    Para dizer a verdade, chorei ao ler o teu post, pois sinto muitas saudades desse anjo que eu tive o prazer de conviver em 15 anos da minha existência!
    As avós nos amam sem medida e esses pequenos gestos, como deixar você comer leite condensado com a colher, nos marcam para sempre.
    Aproveite-a, dê-lhe muitos beijinhos e intermináveis abraços.
    Feliz aniversário para a tua avozinha.
    Ananas é o meu fruto preferido e achei esse teu bolo irresistível!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  34. Cuca, ficou mt lindo. Deve estar fofinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Ai, sinto tanta falta da minha, que eu chamava de oma.
    Tb cuidou de mim quando pequena e era como minha segunda mãe. Fazem 9 anos que ela faleceu, mas volta e meia estou lembrando dela e muitas vezes choro de tanta saudade =(
    Ficou lindo seu bolo invertido, uma bela forma de lembrar de uma data importante. Felicidades pra ela =)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  36. Olá Cuca:)

    Parabéns à tua avó! És uma felizarda, eu infelizmente já não tenho nenhuma avó.

    Adoro bolo de ananás e o teu ficou lindo e de aspecto delicioso. Já comia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Adoro este bolo cuca, fica sempre saboroso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Querida Cuca, parabéns a sua avó. Pelo que você escreveu, é uma pessoa muito doce e gentil. Que prazer deve ser a companhia dela. O bolo está realmente lindo e é uma bela homenagem para a vovozinha. Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  39. Cuquinha querida,
    feliz semana junto a sua família!
    Bjs

    ResponderEliminar
  40. Uau! Ficou lindo e perfeito. Gosto muito do bolo de ananás invertido.
    Parabéns à avó que de certeza adorou o bolo. ;)
    Obrigada pelas tuas palavras no meu blog!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Olá Cuca :) Também costumo fazer este bolo e fica sempre maravilhoso. No natal, fica sempre bem na nossa mesa e raramente sobra alguma coisa. Como é de fruta, corta o sabor dos fritos e das coisas boas que só fazem engordar :P Parabéns à avò. Bjinhos

    ResponderEliminar
  42. Cuca,

    Mais do que atrasada, eu sei, mas assim mesmo não quis deixar de parabenizar a tua avó pela linda idade que celebrou ! Que muitos mais venham com saúdem, paciência :) e alegria ! Aproveita todos os momentos em que possas estar com ela, pois quando os perdemos mais ainda os valorizamos ! :(
    O bolo está lindo, decerto que ela iria adorar, eu adorei ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!