quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bola de Chouriço de Porco Preto, Bacon e Presunto - Cozinhar com os Amigos #3

Quem trabalha comigo pode não conhecer todas as minhas facetas, porque obviamente há coisas que são para os amigos e não para os colegas, mas desde cedo ficou conhecido o meu gosto por cozinhar! E recentemente a minha colega S. deu-me a receita a sua receita de bola que fica sempre bem! E se fica sempre bem é mesmo para experimentar :)
E há séculos que o meu pai andava a pedir para fazer uma bola! E eu não resisto a pedidos destes!









Ingredientes:
425 g de farinha com fermento
125 ml de óleo
2 ovos
200 ml de leite
1 colher de chá de fermento
1 chouriço de porco preto
100 g de presunto fatiado
100 g de bacon fumado (sem ser em cubinhos)
1/2 cebola
Azeite q.b.

Preparação:
Cortar o chouriço, o bacon fumado e o presunto em bocados pequenos. 
Picar a cebola finamente e refoga-la com um pouco de azeite. 
Quando estiver alourada juntar as carnes cortadas e deixar saltear até que libertem alguma gordura. Reservar.
Bater os ovos com o óleo até fazerem espuma. Juntar o leite e bater novamente.
Adicionar a farinha com o fermento e envolver tudo muito bem.
Juntar as carnes salteadas e envolver tudo.
Deitar a massa em forma untada com manteiga e farinha e levar ao forno a 180º C durante 30 minutos ou até que o palito saia seco.

23 comentários:

  1. Ficou com muito bom aspecto a tua bola! :)
    Eu adoro bola, mas acho que a melhor era mesmo a que comia na minha avó de Vila Real!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. amiga que bolo perfeito eu mo bolos salgados ...quando eu morava em outra casa fazia muito aqui onde estou faço menos mas adoro e com carne de porco é divino amei sua sugestão minha amada bjokas doces

    ResponderEliminar
  3. Olá Cuca

    Adoro bolos e também fiz :-) A tua está com excelente aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essa bola ficou tão lindas e com esses ingredientes só pode ser uma delicia
    Gostei muito
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma bôla deliciosa certamente,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Adoro estas bolas, são ideias para um lanche.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  7. Cuca querida,
    teu pai tem razão de lhe pedir pra fazer essa receita, pois ficou com
    um aspecto delicioso, na hora do lanche faz o maior sucesso!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso do aspecto, que bom deve estar!

    ResponderEliminar
  9. Querida Cuca
    Não há como resistir ao pedido de um pai!
    Não conhecia essa receita e achei muito fácil de fazer.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha!!!
    Ficou com um aspecto delicioso e uma textura divinal!
    Beijoca!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto de bola de carnes! E esta tem tudo o que precisa para estar maravilhosa :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Cuca,
    há tanto tempo que não como uma bela fatia de bola de carne!
    Só de olhar para a tua ficar já a salivar ;)
    Sou capaz de fazer esta tua versão no fim de semana! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolas :)
    A tua está com um aspecto delicioso!
    Se o pai pede, a filha dá :)
    Ficou linda.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Esse bolo salgado ficou uma delicia :)
    Boa sugestão :D
    Bjokas

    ResponderEliminar
  15. Adoro bolas sabem tão bem numa tarde de chuva com uma chávena de chá,
    obrigada por partilhares a receita!

    ResponderEliminar
  16. Olá Cuca,
    os pedidos do pai são ordens, não? :)
    Que linda bola, eu também gosto muito de as fazer cá em casa, (receita da minha mãe).
    O interior ficou mesmo delicioso, já imagino uma fatia para o meu lanche :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Adoro bolas de carne e esta, se dá certo, é uma receita a guardar. Ficou bem bonita e apetitosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Eu adoro estas bolas de carne!
    Faz lembrar dias de sol e piqueniques e lanches com amigos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Amiga,

    As bolas de carne são sempre um grande apetite !
    Perfeitas para um lanchinho ou mesmo como prato principal e uma saladinha, adoro !
    A tua está tão linda, adoro as cores e já lhe sinto o aroma ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Cuca!
    Gosto muito de bola de carne, mas poucas são as receitas, não levedas. E se fica sempre bem, vou guardar a receita.
    A bola ficou linda e apetecível e a fatia mostra a leveza que a deve caracterizar. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!