segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bolo Formigueiro

Já tinha visto várias receitas de bolo formigueiro, especialmente nos blogs das meninas brasileiras, e sempre tive vontade de fazer! E às vezes pensava "vou fazer bolo formigueiro" mas nunca me lembrava de comprar o chocolate granulado! Quando fiz o bolo de aniversário de brigadeiro aproveitei e comprei chocolate granulado a mais e assim já não havia desculpas para não fazer o bolo e posso dizer-vos que adorei! Vi várias receitas, mas acabei por escolher a receita da querida Marisa e só fiz uma alteração :) E resisti à gulodice e não fiz a cobertura de doce de leite!!

Com as pintinhas para cima:


Com a crosta para cima:








Bolo Formigueiro
Receita adaptada de Sabores da Vida

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de fermento em pó
50 g de côco ralado
100 g de chocolate granulado

Preparação:
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas, com o açúcar e a manteiga até se obter um creme fofo.
Adicionar o leite e mexer.
Adicionar a farinha, o côco e o fermento e envolver muito bem.
Envolver as claras em castelo cuidadosamente e adicionar o chocolate granulado.
Levar ao forno a 180º C durante 35 minutos.

42 comentários:

  1. Esse bolo formigueiro é um dos meus prediletos!
    Ficou muito lindo o seu e beeeem tentador =)
    Beijos e uma linda semana!

    ResponderEliminar
  2. Lindo, lindo esse bolo formigueiro, Cuca, é uma receita que se vê de facto muito nas cozinhas amigas e deve ser mesmo uma delicia ! :)
    Além do que a querida Marisa nunca desilude ! :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Quando era pequena, a minha mãe costumava fazer um bolo deste género. Lembro-me de lhe pedir muitas vezes o bolo das formigas,,, ehehe
    Ficou lindo!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro esse bolo também, adoro!
    Ficou muito bonito o teu.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Quero uma fatia ou vou ficar cheia de formigueiro!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Cuca,

    realmente é normal ver receitas destes bolinhos e já tive vontade de fazer mas tal como tu o chocolate não há em casa talvez quando for às compras traga para experimentar.
    Está mesmo fantástico e bem guloso o interior é uma tentação e nada seco, delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bolo formigueiro é um sabor da minha infância Cuquinha, era o mais pedido aos domingos, o teu ficou lindo lindo, bem queria uma fatia agora, boa semana bjs !!!

    ResponderEliminar
  8. Ficou com óptimo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que bolo grandãaaao rsrs
    Ficou lindo e muito apetitoso :D

    beijos

    ResponderEliminar
  10. Mas que giro! Nem parece caseiro, mas é isso que o torna ainda mais apetitoso! Lindo!

    ResponderEliminar
  11. Carolina o bolo ficou lindo!
    Todo salpicado! EStá mesmo apetecível!
    Apesar do côco não me dizer nada tirava-te uma fatia com muito gosto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão lindo!!
    Já levava essa fatia...
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Ficou mesmo giro e muito guloso certamente!
    Vou levar essa fatia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  14. Que formigueiro mais apetitoso! (nunca pensei dizer isto, hehe)
    Um bolinho muito bonito e delicioso, com certeza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Cuca

    Adorei este bolinho. Tu dás cabo da dieta de qualquer um... hehehe :-)
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  16. Que delicia¡¡¡ gracias por compartirlo Cuca, me lo apunto, besos

    ResponderEliminar
  17. bem se ainda houver uma fatia eu levo pois esta super bonito humm bjs bs

    ResponderEliminar
  18. Olá Cuca!
    Este bolo é uma delícia que regala os olhos e conforta o coração!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. hehe, tu e os bolinhos!
    Adoro bolo formigueiro, é mesmo bom :)
    O teu ficou perfeito e lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Cuquinha, seu bolo ficou muito lindo !! Está mega fofinho e delicioso, uma perfeição!! Gosto muito de fazer esse bolo e fiquei super feliz de vê-lo aqui nesse seu cantinho que tanto adoro e mais feliz ainda em saber que você gostou.
    Muito obrigada pelo carinho minha querida amiga!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. É muito bom este bolo! E o teu ficou maravilhoso! Essa fatia com o meu chazinho da noite, seria 5* ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Cuca, o seu bolo formigueiro ficou com visual delicioso, super fofo... ótima receita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Cuca querida que bolo maravilhoso adorei, Como sempre você nos apresentando receitas lindas , beijos Luci

    ResponderEliminar
  24. Que delicia! vou levar a fatia :)

    Tambem é um bolo que ainda não fiz, mas que está na minha lista.

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Cuca adoro bolo formigueiro, ficou lindo o seu. Minha prima é muito talentosa na cozinha e faz muitas delicias, aí junta-se o seu talento também, só poderia resultar nessa delicia de bolo. Ficou lindo, fofo com uma xícara de café ou chá seria perfeito para o meu café da manhã. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  26. cuca minha amada e querid amiga esta bolo esta perfeito ameiii bjusss

    ResponderEliminar
  27. Cuca esse bolo ficou perfeito!
    Eu aceito uma fatia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Olá Cuca:)

    Também ando para experimentar... Ficou lindo e acredito que delicioso. Para mim está perfeito assim:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Adoro bolo formigueiro, o teu ficou lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  30. Esse mesclado no bolo ficou lindo... também já fiz e fico realmente muito bom :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  31. Olha que lindo!!! E imagino como deve ser bom! Sabes que mais? Tenho chocolate granulado ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Nossa.. ficou super lindo...
    Ele todo pintadinho assim..
    Hummmm com uma carinha de quero mais irresistível..
    Faz muito tempo que não faço um bolo formigueiro..
    Levando a receitinha..

    Essa fatia aí eu já estou levando rsrs

    Beijinhos e um dia mais que especial viu?

    ResponderEliminar
  33. Também tenho curiosidade em experimentar este bolo e o efeito visual é lindo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  34. Olá Cuca,
    esse bolinho está mesmo com um aspeto delicioso, adoro o "ar" pintalgado que tem.
    Só fiz uma vez um bolo deste género, mas ainda antes de ter o blogue.Deste-me um motivo para o tornar a fazer.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  35. Nunca provei, deve ser delicioso, eu acho que engordo só de vir aqui.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!