quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bolo Upside-Down de Ananás

Gosto muito de  bolos invertidos, mas não gosto nada quando têm caramelo e ficam muito escuros! Por isso adorei esta receita do "Home Sweet Home" da Hummingbird Bakery quando vi que não tinha caramelo, foi amor à primeira vista :)
No Verão adoro bolos com fruta e este conquistou-me! A massa é fofa e tem um sabor tão fresco, tão agradável... Experimentem depois digam-me :)





Ingredientes:
200 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar + 3 colheres de sopa do açúcar para polvilhar
4 ovos grandes
200 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
90 ml de sumo de ananás (da lata)
6 fatias de ananás de lata (usei só 5)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 170º C. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater a manteiga com o açúcar até se obter um creme leve e fofo. Adicionar os ovos um a um batendo entre cada adição.
Noutra taça misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Juntar os ingredientes secos à mistura dos ovos e manteiga envolvendo bem. Adicionar o sumo de ananás e mexer bem.
Polvilhar o fundo da forma com as 3 colheres de sopa de açúcar. Colocar as rodelas de ananás num padrão circular no fundo da forma, pressionando bem contra o fundo para que a massa ao ser deitada não fique por baixo do ananás.
Cozinhar o bolo durante 35-45 minutos ou até que o bolo fique dourado. Deixar o bolo arrefecer antes de desenformar.

32 comentários:

  1. Olá Cuca,
    eu por acaso até gosto com bastante caramelo mas não de compras:)
    Este teu bolinho tem muito bom aspecto e sendo do livro que é já se adivinha que é sucesso garantido, ficou muito bonito e o interior é bastante tentador.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sabes k so comi deste bolo de "compra", mas ando curiosa por fazê-lo :)
    Tem um óptimo aspecto mesmo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cuca!

    Adoro este bolo de ananás, desde pequeno que é um dos meus favoritos!

    Beijos

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro este bolo e o teu ficou lindo... o contraste da massa amanteigada com o ananás caramelizado é "uma cois", mesmo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cuquinha vejo que temos o mesmo gosto, também prefiro os bolos invertidos sem caramelo assim o sabor da fruta fica sem alteração e não fica tão doce, o teu bolo ficou lindo e bem fofinho, queria bem uma fatia hehe, bjs !!!

    ResponderEliminar
  6. Eu cá gosto de bastante caramelo...escuro, mas delicioso! :D

    Mas este teu bolo também está delicioso! :D
    Um aspecto bem fofinho...*

    ResponderEliminar
  7. Que bolo lindo, eu nem ligo muito a ananás, mas comia uma fatia!

    ResponderEliminar
  8. é dos meus bolos preferidos amiga, que bonito ficou, bjokitas

    ResponderEliminar
  9. Que bolo mais fofo e lindo Cuca, está com um aspecto delicioso!!
    Realmente sem o caramelo, evidencia mais o sabor da fruta, bom demais !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Cuca,eu sou ao contrário,gosto de bolos invertidos com caramelo,não muito mas o suficiente para destacar o sabor da fruta...as não recusava uma fatia desse bolo ;)
    bjns

    ResponderEliminar
  11. Ai ai Cuca... está mesmo com bom aspeto... ainda sobrou alguma fatia?

    Beijinhos
    Ana

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. deve ter ficado mesmo muito bem, estou a babar deste lado do computador :)

    ResponderEliminar
  13. Cuca,
    o melhor bolo invertido que eu conheço é o de banana e o de abacaxi,
    o seu ficou lindo e tem gostinho de quero mais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Adoro bolo de ananás, e este está com muito bon aspecto... Mas eu não dispensava o caramelo! Adoro! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu por acaso gosto com caramelo.
    Mas assim também me agrada,ficou um bolo tão lindo.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. minha amiga sabe este bolo nem todo mundo sabe fazer ele assim perfeitinho e o seu esta maravilhoso ..parabens minha amiga bjus doces

    ResponderEliminar
  17. Adoro bolo de ananás, o teu ficou lindo e com toda a certeza muito saboroso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Cuca, bom dia!
    Adoro bolo com frutas e esse deve ter ficado espetacular.
    Sem a calda nunca fiz, já vou levar a receita para mim.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Que lindo ficou Cuquinha!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Cuca meu DEUS é de babar que bolo bonito que coisa rica, é para impressionar né rsrs, deixa a minha sogra vim me visitar eu vou fazer esat receita.

    vim te convidar para participar do sorteio la no blog uma caneca personalizada com o logo do Blog ou foto de quem vc quiser

    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  21. Ai o que eu gosto de bolo de ananás!!
    Mas ao contrario de ti, gosto deles com caramelo!! Sou gulosa né?
    Cuca, mesmo gostando do outro, o teu enche-me a vista!! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Também gosto muito de bolo com ananás mas com caramelo lol
    O teu ficou muito apetitoso e dá vontade de partir uma fatia :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Adoro estes bolinhos e este de ananas agora nestes dias quentes sabe tão bem:)

    O teu ficou lindo

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  24. Gosto com o caramelo, mas assim também me agrada!

    ResponderEliminar
  25. Ficou tão lindo!

    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Ficou lindo o bolinho! Adoro com ananás :)
    Fica lindo e super delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Cuca que interessante esse bolo sem o caramelo, gosto com caramelo, mas já enjoei da cara deles, e esse ficou lindo, percebe-se bem a fruta e até acredito que sente-se mais intensamente o sabor da fruta escolhida. Adorei a receita. Para mim foi uma boa surpresa. Ficou mesmo lindo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Obaa, mais um lindo bolo pra minha aventura "bolística" agora!
    Sabe que agora to amando né? E tudo quanto é bolo que vejo e adoro tá indo pra lista...rsrs.
    Beijãooo Cuca!

    ResponderEliminar
  29. Cucaaaa!!! Que lindo bolo! Parabéns! Obrigada pela dica de pressionar bem as fatias do abacaxi para a massa do bolo não penetrar. Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  30. Que maravilha, vou fazer no final de semana !!!!!!!!!!
    Bjs

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!