quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pound Cake de Mirtilos e Amoras com Doce de Mirtilos

Sou uma sortuda, não tenho dúvida disso! Tenho uma família maravilhosa que me apoia, amigos fantásticos e compreensivos que estão lá sempre que é preciso e me enchem de mimos! E sei que sou uma sortuda porque me aparecem em casa ovos caseiros das mais diversas proveniências, ou da minha querida C. ou da aldeia da avó, limões e laranjas da quinta do tio, ameixas do quintal da avó e mais recentemente uma caixa de mirtilos caseiros :)
Até os meus olhos brilharam quando vi o que estava na caixa! Portanto este bolo foi feito com ovos, limões e mirtilos caseiros. Sou uma sortuda, não sou?
Mais um bolo de fruta que me sabe a Verão! É maravilhoso, a massa é fofa e com um ligeiro toque cítrico!









Pound Cake de Mirtilos e Amoras com Doce de Mirtilos
Adaptado de Tracey's Culinary Adventures

Ingredientes:
1+ 1/2 chávena de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
85 g de queijo creme (usei ricotta)
110 g de manteiga
1 + 1/2 chávena de açúcar
1 colher de sopa de raspa de lima (usei raspa de 1 limão)
4 ovos grandes
1 colher de sopa de doce de mirtilos Bonne Maman 
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 chávena de mirtilos (usei mirtilos e amoras)

Preparação:
Numa taça misturar a farinha, o fermento e o sal.
Noutra taça bater a manteiga e o queijo até formar um creme fofo.
Noutra taça juntar o açúcar e a raspa de limão. Com os dedos ou uma colher de sobremesa pressionar a raspa contra o açúcar para libertar todo o sumo. Adicionar o açúcar à mistura de manteiga e queijo e bater muito bem.
Juntar o doce de mirtilo e envolver.
Adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição, e a essência de baunilha.
Adicionar os ingredientes secos até estar tudo envolvido.
Lavar os mirtilos e amoras e secá-los com papel absorvente. Polvilhá-los com duas colheres de sopa de farinha.
Envolver os mirtilos e amoras na massa. Levar a forno a 180º C durante 50 minutos ou até o palito sair seco.


34 comentários:

  1. Olá Cuca,
    uma verdadeira sortuda, certamente muito bem merecidos todos estes presentes.
    Este bolo está com um aspecto fantástico e com um interior delicioso, ficou muito bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de usar assim o doce em bolos, ficam óptimos!

    ResponderEliminar
  3. Eu amo estes frutos, ainda na segunda feira fiz uma valente fornada de queques com mirtilos e já não existe nenhum!

    Portanto este bolo deve ter ficado uma delícia!

    Beijos

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sortuda mesmo querida e o seu bolo ficou
    irresistível, deu água na boca!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bem Cuca os teus bolinhos são irresistíveis!
    Que delícia! Adorei...

    ResponderEliminar
  6. Não há nada como ovos caseiros, fazem toda a diferença, és mesmo sortuda ;)
    o bolo deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  7. que delicia de bolo, tudo muito perfeito.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Cuca que bom que vc é sortuda eu tenho quase a mesma sorte que vc só me faltou os ingredientes rsrs.

    OLha que bolo lindo e que forma é esta nunca vi neste formato bolo!

    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  9. Adorei esse bolo, deve estar uma delicia :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que bom poder ter isso em casa! Sem dúvida que és uma sortuda!!
    E aqueles que puderam comer do teu bolinho!
    Já se nota que os ovos eram caseirinhos!!!
    Essa fatia está tao gulosaaa!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Cuquinha, realmente vc é muto sortuda, mas com certeza é por ser essa pessoa tão especial.
    Parabéns pela receita e pelos ingredientes caseiros, que naturalmente fizeram com que o pound-cake ficasse mais delicioso ainda.

    Bjsssssssssss querida

    ResponderEliminar
  12. E que sortuda amiga,que delícia de bolo e ficou lindo
    eu adorei a sua forma
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Um bolo lindo e bem ao meu gosto.
    Adorei e já comia
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Uau, que aspecto fantástico! Já tirava uma fatia :) Ando atrás dos mirtilos, mas este ano aqui ainda não apareceram... Mas assim que os apanhar, um bolinho com eles irei fazer :)
    Beijoca

    ResponderEliminar
  15. Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. QUE DELICIA IMAGINO O CHEIRINHO ESSAS FRUTAS SÃO UMA DELICIA. AMEI O BLOG BEIJUS

    ResponderEliminar
  17. Estamos mesmo em sintonia :) No ano passado fiz um bolo com lemon curd e mirtilos q ficou parecido com este teu! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  18. Cuca que maravilha, assim vale apena fazer bolinho e ter amigos e familia assim é do melhor :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Cuca,
    esse bolinho está mesmo perfeito.
    Adoro a cor que os mirtilos emprestam ao bolo, ficou com uma textura húmida que gosto muito
    Olha que o bolo de banana com pepitas também me deixou com água na boca, gosto muito de bolinhos de banana
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  20. O bolo está com muito bom aspecto!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  21. És mesmo uma sortuda, menina!!!!
    Que bolo tão lambareiro, miammm!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  22. Sim, querida, és uma sortuda ! :)
    Por vezes também tenho essa sorte, noutra escala, com outros produtos, quando vou à Mãe ! :)

    O teu bolo está tão lindo, adoro assim com os mirtilos a pintarem-no com uma cor fabulosa !
    Imagino o perfume com que ficou a tua cozinha ! :)

    Um beijinho grande *

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Simplesmente maravilhoso esse bolo Cuca!! E com ingredientes caseiros então, fica ainda mais especial e saboroso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Humm que bonito que ficou! nunca provei mirtilos num bolo... mas deve delicioso.

    ResponderEliminar
  25. Hum... que delicia, adorei a receita!

    Seu blog é uma graça, já estou te seguindo e adicionarei seu blog em minha página inicial entre os que eu sigo.

    Um prazer!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Hummm e eu aqui só babando..
    menina... realmente é uma sortuda.. Esse bolo está simplesmente fantástico..
    Eu amei..

    E como é gostoso esses mimos né?
    Um beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderEliminar
  27. Deve mesmo ser bom demais, já ia uma fatia...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Querida Cuca
    Realmente você é muito sortuda, pois não tem nada igual do que produtos caseiros!
    Nada melhor do que a família e os amigos!
    Adoro tudo feito com mirtilo e devo dizer que o teu bolo ficou um espetáculo!
    Adorei o formato, muito lindo.
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  29. Minha querida, essa sorte é na verdade uma fortuna que deves mesmo continuar a agradecer por a teres! Quanto a bolo... So pode ter ficado perfeito, porque com a qualidade dos produtos, so pode mesmo ser perfeito! Delicia!

    ResponderEliminar
  30. Sortuda mesmo e que bolo magnífico e que combinação maravilhosa!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!