segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2013

Bruschetta com Presunto da Floresta Negra, Mozzarella e Parmesão

Trago-vos um petisco muito apreciado lá por casa... Às vezes sabe bem fazer uma refeição só de petiscos e de vez em quando fazemos bruschetta! Desta vez usei pão chapata, mas já usei pão alentejano com fatias grossas. Mais simples do que isto acho que é impossível :)




Ingredientes para 4 porções

1 pão chapata grande
100 g de mozzarella ralada
100 g de presunto da Floresta Negra
2 tomates maduros
Azeite q.b.
Parmigiano Reggiano ralado q.b.
Oregãos q.b.


Preparação
Cortar o pão chapata ao meio e depois longitudinalmente, ficando com quatro porções.
Regar cada porção de pão com um fio de azeite.
Por o presunto por cima do pão.
Cortar o tomate em cubinhos e colocar por cima do presunto.
Cobrir o tomate com queijo mozzarella e ralar o queijo parmesão a gosto.
Levar ao forno a 180º C até o queijo ficar gratinado.
Polvilhar com oregãos a gosto.

A querida Isabel do Emoção às Colheradas passou-me o selinho de incentivo à leitura :)


As regras são as seguintes: indicar 10 blogs a quem se passa o selo- é expressamente proibido oferecer o laço "a quem o quiser levar", sem indicar os blogs. Avisar os blogs indicados e colocar a imagem da campanha de incentivo à leitura no blog. Responder à pergunta: qual o livro que indicaria para uma pessoa começar a ler?

Não é fácil escolher um só livro, nem escolher só 10 blogs, como é evidente, mas optei pelo " A Sombra do Vento" do Carlos Ruiz Zafón porque é um livro apaixonante sobre a capacidade de amar e estimar os livros, que nos prende até ao fim!

Os blogs que indico são:
1- Palavras que enchem a barriga
2- Da Panela para o Coração
3- Entre Tachos e Sabores
4- A Cozinha da Kinhas
5- sabor a casa
6- O Meu Report Culinário
7- Preguiça na Cozinha
8- Brisa Marítima
9- Histórias e Aromas
10- Prata da Casa

39 comentários:

  1. Ficaram com óptimo aspecto! Dá vontade de dar uma dentada :P

    ResponderEliminar
  2. Adorei as bruschettas, acho estes pãezinhos sempre muito gulosos!

    Quanto ao desafio, não leves a mal mas não vou colocar no blog, nem passar a ninguém. Pelo motivo que depois tenho muitos para fazer e não quero dar esse destino ao blog, compreendes?
    No entanto adoro ler e adorei o livro que mencionaste, já li os outros 2 dele, também leste?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Cuca, maravilhosas essas bruschettas, adoro comer uns petiscos e esse definitivamente está delicioso!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de bruschettas, nas suas mais variadas versões, são sempre uma delicia e muito bem vindas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Adoro este petisco! Ficaram com bom aspecto!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Cuca, gosto muito deste petisco, e você colocou bastante queijo como eu adoro rsrs
    Bom início de semana para você.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Querida Cuca
    Amo bruschetta e acabei de comprar pão para fazer algumas hoje a noite!
    Hummm, gostei do uso do oregãos, também vou usar:)
    Bjim e tenha uma linda semana.
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Mas que bom aspecto, gosto tanto destes petiscos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Cuca!
    A sua bruscheta ficou apetitosa, um lanchinho saboroso assim fica muito bom... parabéns pelo selo!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  10. Querida,

    Adoro petiscos e a tua bruchetta está com um aspecto excelente, de sábado à noite ! :))
    Linda e convidativa ! :)

    Agradeço imenso o teu carinho e o facto de te teres lembrado de mim, mas eu tenho como princípio não nomear ninguém, desde o primeiro selo que recebi.
    Como este selo é imperativo e obriga mesmo à nomeação, não me leves a mal mas não vou participar. :)
    Claro que não deixarei de fazer menção ao quanto foste querida em lembrar-te e fá-lo-ei na próxima publicação ! :)

    Nâo é fácil escolher um só livro, mas a tua escolha foi fantástica, é o livro que mais adorei ler e refiro isso precisamente nos últimos selos que referi ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  11. é impossível não gostar deste petisco ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. A simplicidade de excelentes sabores sobre uma fatia de pão!
    Simplesmente delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Cuca! :D

    Acreditas que ainda hoje estive com esse presunto na mão no supermercado? Fiquei mesmo com vontade de o experimentar, gosto tanto de presunto! :D Este pratinho que sugeriste parece uma delícia :D

    Muito obrigada por teres partilhado a tua opinião sobre psiquiatria comigo. Pode parecer estranho, mas sinto-me mesmo melhor por saber que sou compreendida, ou melhor, que não estou sozinha na admiração pela psiquiatria! :)

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  14. olá minha amiga, obrigada por visitar o meu blog, pois assim fez-me chegar ao seu e tambem já estou a segui-lo,voltarei. bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Oi Cuca querida, adoro bruschetta e essa com esse presunto, deve ter ficado especial.

    Especial, como tudo por aqui né?

    Bjsssssss amiga e que a tua semana seja muito linda e abençoada.

    ResponderEliminar
  16. vou te contar um segredinho. Passei toda minha gravidez e nao queria ver outra coisa alem de pizza, bruchetta e qualquer comidinha com queijo. Amo queijo e essa comidinha me fez relembrar de minha gravidez....=D. adorei

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Que delícia queria esse lanche agora
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  18. Ai que tentação.
    Já estou de água na boca :)
    Adoro este tipo de gulosices :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  19. Olá Cuca: adorei estas bruchettas. Também costumo fazer ,mas ainda não tinha experimentado com os ingredientes (tão bons) que utilizaste.
    Quanto ao selinho,quero agradecer-te por te teres lembrado de mim. Fico sempre bastante sensibilizada com estes gestos de carinho. Vamos lá a ver se consigo "arranjar" tempo para o partilhar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. adoro bruchetas as tuas estao super e com cores mt bonitas gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  21. Adoro essa bruschetta, faço muitas vezes esse tipo de comida quando estou sozinha :)
    sabe tão bem, não sabe?
    bjns e resto de boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Que tentação!!!
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Simples, práticas e maravilhosas!!! Também fiz no domingo ;)
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  24. Adoro bruschettas.Ficaram muito apetisosas.Gostei muito de conhecer o seu cantinho,e já estou seguindo.Bjs.

    ResponderEliminar
  25. Brischettas o nome diz tudo, sao uma entrada fenomenal e a combinacao de ingredientes e inesgotavel. Adorei a tua versao.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Cuca, também gosto imenso de petiscos, e, nesses petiscos tento sempre preparar bruschettas(do que houver), prometem sempre sucesso. Adorei as tuas, que aspecto tão bom!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Cuca,
    difícil resistir umas entradinhas saborosas e fáceis assim, hummmmmm! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha!!!
    Ficaram deliciosas!!!
    Muito obrigado pelo selo, é tão bom receber miminhos destes ;)
    Beijoca!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  29. Olá Cuca!
    Vim retribuir o carinho e já estou gostando! Apareço outras vezes. Parabéns pelo selinho. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Deve ser um delícia!!!
    Está acontecendo um sorteio no blog Art & Casa, passa lá para conferir:

    http://artmarirodrigues.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-sorteio-sorteio.html

    Bjos, Mari.

    ResponderEliminar
  31. Obrigada Cuca pela visita! Também gostei muito do teu espaço e vou cá voltar sempre que postares.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  32. Hummmm....o aspecto dessa bruschetta está de dar água na boca. Que delicia. Um lanchinho desse era tudo o que eu queria para minha tarde. Parabéns pelo selinho Cuca, prêmio merecido. Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Ficaram com excelente aspecto!! Obrigada pelo selinho :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Bom dia

    Cá em casa fazemos bruscheta muitas vezes, é rápido de preparar e gsoto muito de petiscar. a tua está com muito bom aspeto

    Muito obrigada pelo selo e por te teres lembrado de mim.

    Boa dica para leitura :)

    Até breve
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  35. Adoro mesmo estes petiscos, e ando com saudades de fazer!!!
    Excelente e mto prático :)

    ResponderEliminar
  36. Obrigado pelo selinho, desculpa o atraso mas estive de férias e só me estou a atualizar, verdadeiramente, hoje.
    Vou postar para a semana.
    Adoroooooo brushettas, estão com um aspeto delicioso.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!