segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Bolo de Chocolate e Noz com Fios de Ovos

A minha avó mandou-me um saco de nozes lá de casa e achei que um bolo de chocolate com nozes seria uma excelente forma de as começar a usar :) E acho que não me enganei! O bolo fica óptimo com os bocadinhos de noz a irem aparecendo e apesar de ser de chocolate não é muito doce!






Bolo de Chocolate e Noz com Fios de Ovos
Fonte: Teleculinária Gold nº 49, 2009

Ingredientes:
4 ovos
100 g de manteiga amolecida
1 tablete chocolate (200g)
200 g de açúcar mascavado 

1 colher chá essência de baunilha 
150 g de farinha 
1 colher chá de fermento em pó 
80 g de miolo de noz picado
100g de fios de ovos de compra


Preparação:

Ligar o forno a 180º C.
Deitar a manteiga e o chocolate numa taça e derreter no microondas.
Numa tigela à parte bater os ovos com o açúcar até ficar um mistura fofa.
Adicionar a essência de baunilha e o chocolate derretido, mexer, juntar depois a farinha e o fermento e mexer bem.
Juntar também o miolo de noz e voltar a mexer.
Deitar a mistura no forno e levar ao forno durante 30 minutos (o meu bolo esteve 40 minutos).

31 comentários:

  1. Mas k lindo e apetitoso :)
    Eu comia uma fatia dessas agorinha!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Cuca!
    Com esses ingredientes só pode ter ficado uma delícia!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  3. Bem...Que bolo tão bom! :)
    Já sinto o sabor!*

    ResponderEliminar
  4. Cuca este bolos fazem água na boca a qualquer um...
    que delicia!

    ResponderEliminar
  5. Oi Cuca, bolo de chocolate é sempre muito bem-vindo!!
    Esse ficou com um aspecto super gostoso e macio !!

    Beijinhos e uma ótima semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  6. Cuca,
    o bolo ficou bem apetitoso...faz tempo que não como bolo de chocolate. E eu sou apaixonada por nozes.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Que bolinho tão apetitoso, deve ser uma delicia:) Ficou muito bonito.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Cuquinha,
    assim não vale!! eu dou-te peixinho para começar bem a semana :) e tu tentas-me comum bolinho de chocolate super delicioso, vou roubar uma fatia, não resisto :)
    Bjcas e boa semana

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Hummmm que eu comia o que ainda sobra desse bolo!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro bolos de chocolate e tiverem nozes melhor ainda.
    E como não resisto a fios de ovos direi que esse bolo ficou mais que perfeito.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Bolo de chocolate é sempre bom!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. Olá Cuca,

    O teu bolo está um apetite ! :)

    Nozes e chocolate fazem uma dupla perfeita, por isso levo uma fatia para mim ! :)

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca, lembro-me que me perguntaste sobre o kéfir e acabou por me passar dar-te a resposta... tinha em mente fazê-lo, mas depois passou-me de facto ! :)

      O kéfir tem de se manter sempre coberto com leite, pois ele alimenta-se da lactose. Se o quiseres usar basta colocares o leite que entenderes para fermentar, à temperatura ambiente. Se não o quiseres usar, cobres-lo com leite e colocas no frigorífico para ele hibernar (de certa forma).

      Arranjaram-me, por agora ainda não tenho muito mas se um dia quiseres posso enviar-te quando ele crescer ! :)

      Beijinhos

      Isabel
      www.blogdochocolate.com
      http://brisa-maritima.blogspot.pt

      Eliminar
  13. Nozes são tudo de bom! Deve ter ficado a combinação perfeita hein?! Beijão :)

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindo este bolo e tão bom, com ingredientes que adoro:) beijinhos

    ResponderEliminar
  15. K lindo bolinho e apetitoso....
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Amiga querida, por aqui a chuva não passa, aí a vontade de provar um bolo delicioso assim aumenta cada vez mais...
    Hum!!!!
    Com um café bem quentinho, ai amiga ia ser tudo de bom.

    Bjsssssssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.

    ResponderEliminar
  17. Que suerte tuve de encontrar tu blog,,,tienes unas recetas estupendas y bien presentadas , asi que me quedo y te sigo y te invito a que visites el mio.

    tremendita-tremendita.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Cuquinha,
    Que maravilha de bolo e com fios de ovos, meu Deus, que tentação e que perdição, já que sou louca por chocolate e fios de ovos!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Olá Cuca !
    Este bolo está fantástico,uma verdadeira tentação com os fios de ovos !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Hummmmmmmm, que delícia!!! Podias mandar metade para cá, que eu tratava-lhe da saúde hoje mesmo!
    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. Bem...que bolo delicioso! Já comia uma fatia!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Um bolinho bem ao meu gosto. Com uma chavena de cha marchava que nem ginja.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que ricura, me quedo con tu receta.Besos cielo

    ResponderEliminar
  24. Olá Cuca: este bolo tem tudo para me agradar. Chocolate e nozes são uma combinação perfeita. A forma do bolo também é muito bonita e o bolinho saiu mesmo lindo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  25. Oi Cuca!!!
    Que espaço de delícias!!!
    Virei fã e seguidora. Seu espaço é 10!
    Parabéns!!
    Se desejar, dê uma olhadinha no meu blog, www.meupratofavorito.blogspot.com
    Um abraço,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  26. Que Delicia!
    Fiquei com Agua na Boca
    Amei!

    Beijos
    Andrea

    ResponderEliminar
  27. Acho mal que me tentes com um bolo destes! Fica uma pessoa aqui a salivar! hehehe beijocas

    ResponderEliminar
  28. hum!! Amo bolo de chocolate e esse com nozes esta divino.
    Parabéns pela receita
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!