domingo, 13 de dezembro de 2009

Bolo de Leite Condensado


Recebi em casa há pouco tempo o livro da Nestlé, das receitas com leite condensado! E eu adoro leite condensado, amo mesmo!! Quando era pequena (e bem gordinha) costumava comer à colher quando estava em casa dos meus avós... Uma delícia! =)
Agora que me rendi completamente à cozinha adoro fazer receitas com leite condensado! Então atirei-me de cabeça ao bolo com leite condensado!
Li a receita com atenção (também não tem muito para ler!!) e fiquei intrigada por levar apenas 100 gr de farinha... E a massa de facto fica bastante líquida!

Só deu para tirar estas duas fotos porque quando estava a desenformar o bolo o meu pai estava ao meu lado a cuscar tudo e queria provar... Virei costas para ir buscar a máquina já o meu pai tinha cortado duas valentes fatias! Entretanto também tirei uma fatia para mim... Lol!

Ingredientes:
5 ovos
1 lata de leite condensado
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Preparação:
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. (usei o SpeedyChef)
Bater as gemas com o leite condensado até obter uma mistura homogénea.
Juntar a farinha e o fermento e mexer bem.
Adicionar as claras em castelo ao preparado anterior e envolver bem.
Levar a forno pré aquecido a 180º C durante 25 minutos.

O bolo abateu um bom bocado, devia-o ter tapado com um pano quando saiu do forno. E deixei o bolo a cozer por 35 minutos e mesmo assim ficou mal cozido!! O bolo ficou óptimo (para o nosso gosto...) porque parecia pão-de-ló de Ovar, com o doce de ovos no meio!
Aparentemente a coisa não tinha corrido muito bem quando olhei para o bolo quando o fui desenformar, mas acabou por ficar muito saboroso!

23 comentários:

  1. Quando vi esta receita no livro, também fiquei cheia de vontade de fazer :D
    Jinhussssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Uma verdadeira delicia...ADOREI! Um extrondo de sabor... este deixou saudades ! muitas mesmo... Sabia bem mais umas belas fatias!

    Adamo-te muito pincusa!

    ResponderEliminar
  3. Uma delicia, é com leite condensado que adoro.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Era o que eu ia escrever: parece mesmo um pão-de-ló de Ovar! Está magnífico! Vou ter de fazer esse bolo! Humm, se calhar ainda engano o povo cá em casa no Ano Novo e digo que é mesmo um pão-de-ló!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  5. Eu também adoro tudo o que leva leite condensado... vou ter de experimentar este de certeza !!!!

    ResponderEliminar
  6. ADORO BOLO QUE LEVA LEITE CONDENSADO FICA BEM CREMOSO!ESSE PARECE ÓTIMO.
    TÉ+
    BEIJOS.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de doces com leite condensado, este parrece optimo!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. mas que bolãoooooooooooooo que ficouo.

    lindo

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Percebo-te perfeitamente ...cá em casa também tenho muitoa "provadores precoces"...se a máquina não estiver por perto estou feita.
    Esse bolo deve ter um sabor óptimo com o leite condensado. Vou experimentar fazer a versão vegan e depois digo se resultou.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Tb adoro receitas com leite condensado. Ficam sempre maravilhosas :-)

    ResponderEliminar
  11. Se eu tivesse ao pé de ti de certeza que faria o mesmo que fez o teu pai...,bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu também comia uma (valente) fatia :)
    Deve ser óptimo! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Aqui esta mais um rico bolinho! Com a fome que estou ja comia uma fatia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olha que deve ser bem bom esse bolinho!
    bj

    ResponderEliminar
  15. Pôxa amiga deu vontade de fazer, mas... estou na dúvida pois disseste que ficou mal cozido. Vou pensar!
    Beijos no seu coração e uma semana abençoada para voce.

    ResponderEliminar
  16. Que bolo tão apetecível...Muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ainda bem que partilhaste! Não posso deixar de experimentar!

    ResponderEliminar
  18. Adoro bolo, e com elite condensado então...aiaiaiai
    Quando criança fazia dois furinhos na lata pra tomar 3 dias era o suficiente pra acabar com a lata...ai que sadades...acho que é por isso que vivo brigando com a balança hihihihihi
    Bjinhus

    ResponderEliminar
  19. Sabe que tenho uma receita que vai coco ralado e não leva farinha de trigo!!
    Postei alguns dias atrás!!
    Vou testar a sua receita utilizando forminhas de muffins!!
    Obrigada pela sugestão!!
    BJs
    Valéria

    ResponderEliminar
  20. que delicia de bolo!! eu ja o copiei e esta em espera....nao resisto!! q aspecto BOM BOM!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!