sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O meu outro bolo de aniversário!!!




Esta semana tenho andado desaparecida aqui do meu estaminé e também não tenho comentado os vossos cantinhos... Mas o regresso à faculdade tem-me "roubado" algum tempo!

Como já tinha dito no Sábado foi a minha festa de anos em casa, para a família. Fiz outro bolinho de anos... Das sobremesas não tenho fotos, até porque eram coisas que já aqui estavam no blog... Uma espécie dos "mais pedidos"!

Ingredientes:

5 ovos
1 + 1/2 chávena de açúcar (a receita original tem 2 chávenas e não convém roubar mais açúcar)
1+ 1/2 chávena de chocolate em pó (usei 1 pacote da Pantagruel)
2 chávenas de farinha
1 colher chá de fermento
1 chávena de óleo (uso 3/4 no máximo)
1 chávena de água quente

Recheio e cobertura
1 lata de leite condensado cozido
3 colheres de chocolate em pó
2 colheres de manteiga
Chocolate granulado q.b.


Preparação:
Bater os ovos com o açúcar até subir de volume. De seguida, junte o chocolate em pó e misture bem.
Adicione a farinha e envolva sem bater. De seguida junte o fermento envolvendo bem, novamente.
Por fim junte o óleo e a água quente incorporando bem na massa.
Deitar numa forma e leve ao forno a 180ºC por 50 minutos.
Deixar arrefecer o bolo e desenformar. Cortar o bolo ao meio.
Levar o leite condensado cozido, o chocolate em pó e a manteiga ao lume até engrossar ligeiramente. Usar metade deste preparado para rechear e a outra metade para cobrir.
Por fim deitar o granulado a gosto por cima do bolo.

Usei a forma nova que o meu amor me deu! Depois ponho a foto do bolo na forma! Esta receita não copiei de lado nenhum, foi uma receita que a irmã do L. me deu!!

18 comentários:

  1. Ena lá...tanto chocolate hoje por estes blogues!Não é normal estar às 09 da manhã a querer comer chocolate!! E este bolinho que está a olhar para mim com cara triste a pensar " Ninguém me come", pois bem...eu comia!!!! Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Bolo de chocolate, adoro.Já ia uma fatia, eh!eh!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nham, nhammmm...
    Simceramente não sou grande apreciadora de bolos só de chocolate, mas acho q os meus olhos estão a comer! ehehehehehheh
    Este bolinho é ideal pra minha paixão boa... sim ele adora muitoooooo doces de chocolate :D
    Beijinhos doces *.*

    ResponderEliminar
  4. HUmmmm.. este bolo está cá com um aspecto!!!
    Que maravilha amiga :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. CARAMBA!!! quem me dera fazer anos pa esses lados!! UAU!

    ResponderEliminar
  6. Hoje o chocolate anda em força, e eu que gosto tanto, o teu bolo arrasou, é mesmo com o gosto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. Nossa, o que é isso? Um bolo brigadeiro. D E L Í C I A !
    Você agora fez-me lembrar da época mais importante da mminha vida - a faculdade.
    Foi bom passar por aqui.
    saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  8. Um capricho de bolo!
    Muito bonito!
    Só de ser de chocolate p/ mim nem precisava ser tão bonito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Nossa esse bolo me deu água na boca! Ficou um espetáculo! Bjos

    ResponderEliminar
  10. Que bolinho mais apetitoso, tem um aspecto que apetece comer
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Ai mulherrrrrrrrrrrr onde está a minha fatia?!?!?!?!?!? :P

    ResponderEliminar
  12. Que delicia de bolo, tenho que experimentar:)
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Um espectáculo e um verdadeiro sucesso... Melhor que qualquer bolo de aniversário de pastelaria!!! Mesmo bom, bom, bom!!! De comer e chorar por mt mais. PARABÉNS MEU AMOR POR TODO O TEU SUCESSO

    AMOOOOOOOO-TE PARA TOOODOOO O SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Deve ser uma delícia! Ainda por cima com tanto chocolate, não dá para resistir :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  15. Que bolo bonito que ficou...chocolate é tudo de bom não precisa de mais nada ainda com um recheio destes hummm!!!
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  16. Bolo de chocolate!!!! :)

    O nome diz tudo, é sempre bom.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Parabens bonita idade.... tb já tive ...rsrr
    O meu filho faz hoje 22 anos.....
    Ontem andei à procura e uma receita de bolo de aniversário, que fosse diferente daqueles que já fiz... esses teus tão com um aspecto de fazer crescer ´´agua na boca.. mas tive que optar por outro bolo que não o de chocolate,embora parte da cobertura tenha chocolate, depois verás, pq a filha não gosta de chocolate, pode!!!!
    Tens aqui um cantinho com coisas muito bonitas e saborosas de certeza:"vou-te seguir"
    Beijinhos
    Tita

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!