segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Crema Catalana


Quando o meu pai quer que eu faça um doce não pára de falar nele! Desta vez foi a crema catalana... Tirei a receita do blog da gasparzinha, no soup for you, e ficou aprovadíssima! Cá em casa todos adoraram... É para repetir!!

Ingredientes:

800g leite
7 gemas
200g açúcar (usei 150g)
1 casca de limão
45g de farinha maizena

Preparação:
Junte o leite e a casca de limão numa panela e leve ao lume para aquecer.

Misture bem o açúcar com a maizena e adicione progressivamente ao leite quente.
Deixe ferver durante alguns minutos, mexendo sempre, até adquirir uma consistência menos líquida.
Junte umas colheres deste creme às gemas de ovo mexidas e depois adicione-as lentamente ao creme, mexendo sempre.
Continue em lume brando, sempre a mexer, até o creme engrossar.

Deitar numa taça grande ou individuais, retirando a casca do limão e deixar arrefecer.
Antes de servir, polvilhar com açúcar e queimar ou com a canela.

Nota: Não convém usar os 200g de açúcar porque deve ficar exagerado! A gasparzinha usou 140g e eu 150g...

10 comentários:

  1. Também vi no blog da Gasparzinha e gostei.. deve ser uma maravilha não é..
    beijinhos (*-*)

    ResponderEliminar
  2. esse docinho deve ter ficado uma delicia!bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca provamos esse doce mas pelos ingredientes agrada-nos :D eh eh eh eh
    Beijocas *.*

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esse doce nem esse nome... Realmente deve ser delicioso, não me importava de provar! :P Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi Crema Catalana! Mas tem muito bom aspecto ;)

    bjins :)

    ResponderEliminar
  6. Ai que bom - tb adoro mimar assim os meus pais! :)

    Esta receita é dos meus doces favoritos e desde que faço esta receita da Canela que não quero outra.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Que belo creme.deve estyar delicioso.



    bjs

    ResponderEliminar
  8. Tive muita muita pena mas este nem o provei INFELIZMENTE...Ohhhh

    Adoro-te muito minha Princesa

    ResponderEliminar
  9. Deve de ter ficado.... :D
    Jinhussssssssssss

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!