terça-feira, 28 de julho de 2009

Bolo de Iogurte Escangalhado =)

Vocês nem imaginam a saga que foi desenformar este bolo... Que pesadelo! Eu só pensava "porque raio estou eu a desenformar um bolo às 11 da noite??"... Isto porque fui ao Continente no Sábado e vi as formas de silicone em saldo, estavam a metade do preço e não resisti... Trouxe uma que tem muitos relevos no fundo, uma espécie de girassol...
Fiz o bolo com a ajuda preciosa do meu amor! Fizemos tudo muito rapidinho que este bolo é muito simples... Barrei a forma e pus o bolo no forno... Tirei quando já estava bem tostadinho e deixei-o arrefecer para desenformar... Quando o desenformei ia tendo um ataque! O fundo tinha ficado todo colado naqueles relevos... Desastre!
Só pensava para mim "o bolo não pode ficar neste estado, toda a gente se vai rir..." =)
Para disfarçar recheei e cobri-o com ganache de chocolate e não é que ficou uma maravilha??

A receita já se encontrava aqui...

Ingredientes:
4 ovos
1 iogurte (usei de morango)
4 medidas de açucar
4 medidas de farinha
1 medida de óleo
raspa de limão

Nota: As medidas são sempre do copo de iogurte

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar o iogurte, a raspa de limão, o óleo e a farinha, tudo nesta ordem. Incorporar bem.
Verter o preparado numa forma de buraco previamente untada e cozer cerca de 35/ 40 minutos a 180º C.
Arrefecer para desenformar.

Assim lá se salvou a honra do convento... Eheheh!

9 comentários:

  1. Olá Cuca, obrigado pela visita ao meu blog.
    Vim espreitar o teu e adorei.
    Apesar das peripécias o bolo ficou com um aspecto divinal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes as coisas escangalhadas são as melhores, e deixa-me dizer que o teu bolo é um desses casos!!! Comia-to todinho :)
    Beijolas

    ResponderEliminar
  3. Não se nota nada que a coisa não correu bem..
    Parabéns por te teres desenrascado e solucionado a situação da melhor forma!!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma forma dessas, pela tua descrição acho que é exactamente igual, tem o feitio de um girassol. A minha é da La Redoute.
    Não desesperes.
    Na primeira utilização deves usar sempre um pouco de óleo ou azeite para untar, porque a forma ainda é nova.
    Deves ter em atenção que a receita que faças contém gordura suficiente para que, depois de cozido, o bolo "escorregue", faço-te entender? Isto na própria massa (óleo ou margarina como ingredientes). Já vi que a receita que usaste levou óleo, deveria ter saído bem. Mas devias ter pilcelado a forma.
    Outra coisa muito importante nmas formas de silicone: DESENFORMAR APENAS DEPOIS DE FRIO.
    Verás a diferença.
    Eu sou fã dessas formas, tenho imensas e uso-as sempre.

    Vê lá se o feitio é este:

    http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2008/04/bolo-de-cenoura-divinal.html

    ResponderEliminar
  5. O aspecto não importa... as vezes as coisas mto bem decoradas não são tão saborosas qto essas :D

    Acreditamos que tenha ficado delicioso :D
    Beijinos**

    ResponderEliminar
  6. de escangalhado não tem nada...até foi bom ele se ter escangalhado, isto porque, a Cuka recheou-o muito bem! Ficou divinal mesmo!!!
    Bolo fofinho, saboroso e com o recheio a chocolate...nem vos digo!!!
    Comer e chorar por mais

    ResponderEliminar
  7. de escangalhado não tem nada...até foi bom ele se ter escangalhado, isto porque, a Cuka recheou-o muito bem! Ficou divinal mesmo!!!
    Bolo fofinho, saboroso e com o recheio a chocolate...nem vos digo!!!
    Comer e chorar por mais

    ResponderEliminar
  8. Fogo que BOLO!!! uma delicia!! COMIA AGORA 1 FATIA!! Hj estou cheio de fome!!! adorei este bolo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!